Rádio Onda Viva

Emissão Online

Andrea Silva já distribuiu pelouros pelos eleitos do PSD

Andrea Silva viu aprovada a delegação de competências na presidência durante a primeira reunião do executivo da Póvoa de Varzim. Estas vão decorrer na primeira e na terceira terça-feira de cada mês, com início às 18h nos Paços do Concelho, sendo a segunda aberta à população. A presidente aproveitou a sessão inaugural do novo mandato para fixar o número de vereadores em regime de tempo inteiro (3) e atribuir as funções aos eleitos pelo PSD nas últimas eleições autárquicas.

A líder da autarquia decidiu ficar 6 pelouros: educação; cultura; obras municipais e projetos; proteção civil; recursos humanos; ambiente e bem-estar animal.

O estreante Octávio Correia foi designado vice-presidente e terá 5 pelouros: administração e finanças; economia local, agricultura e pescas; turismo; polícia municipal; comunicação e gestão de eventos.

O vereador Marco Barbosa, que subiu na hierarquia e foi designado como substituto em caso de ausência da presidente e do vice, ficou também com 5 pelouros: gestão urbanística e licenciamentos; planeamento e inteligência urbana; desporto e juventude; modernização administrativa e atendimento municipal; mobilidade e transportes.

Finalmente, a vereadora Carina Moreira, outra estreante, será responsável por 4 pelouros: coesão social e voluntariado; habitação municipal; saúde; gabinete de apoio ao munícipe.

Ora, Andrea Silva reconheceu que foi necessário agregar alguns pelouros devido à diminuição de vereadores do PSD no executivo. A nova presidente da autarquia poveira confirmou que teve de adaptar as habituais atribuições a quatro eleitos ao contrário do que sucedeu nos últimos mandatos. A edil revelou também que deixou de ter a responsabilidade na área da coesão social e que quando escolheu a equipa de candidatos teve já em conta o perfil de cada um para ocupar os pelouros agora distribuídos.

No caso da vereação da Aliança Poveira, houve abstenção neste ponto e João Trocado revela que não está em causa a opção social-democrata, tendo voltado a afirmar que está disponível para dialogar com o PSD nas decisões que venham a ser tomadas, acrescentando mesmo que está na expetativa que isso venha sempre a suceder.

Do lado dos dois vereadores do CHEGA, José Luís Vasconcelos pediu alguns esclarecimentos sobre a delegação de competências na presidente da Câmara e recebeu a garantia de que as principais decisões do município serão sempre debatidas nas reuniões do executivo, em prol da transparência, tendo reiterado a confiança na palavra de Andrea Silva.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login