Rádio Onda Viva

Emissão Online

Alemães socorridos pelo dispositivo de vigilância balnear

Um grupo de turistas alemães foi atingido pela forte ondulação, na tarde do passado sábado, quando estava no molhe norte do porto da Póvoa. O acesso a essa zona estava interdito pela autoridade portuária, devido ao aumento da agitação marítima, mas os cidadãos ignoraram a sinalética e passaram as barreiras. Dois deles foram assistidos no local após serem derrubados por uma onda que galgou a proteção. Em declarações à SIC, João Pinheiro, que integra a equipa do serviço anual de vigilância balnear, revelou que o objetivo de tirar uma fotografia junto ao farol provocou uma situação de perigo que quase resultava em morte por afogamento.

O responsável dos Golfinhos destacou a prontidão do dispositivo de segurança permanente que existe no município, defendendo que tal devia existir em todo o país, embora também reconheça que as pessoas deviam respeitar mais o mar e as indicações das autoridades. João Pinheiro alertou ainda que o mar vai continuar bastante agitado e perigoso nos próximos dias, tendo apelado ao respeito da comunidade marítima e da população em geral, evitando colocar-se em situações de risco na orla costeira.

Entretanto, após o incidente, a Docapesca, em articulação com a Capitania do porto da Póvoa, reforçou a vedação, com a colocação de mais grades à entrada e a meio do molhe.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login